Esta página explica algumas coisas básicas sobre usar o Linux, e algumas coisas básicas para usar o Fedora em particular. Ajuda muito saber destas coisas aqui antes de ler o FAQ Não-Oficial.
Conteúdo
O FAQ Básico
Alguns princípios do Linux
-
P: O que é um terminal? Como eu posso "abrir um terminal?"
R: Um "terminal" é uma forma de digitar comands no computador. Isso pode soar um pouco estranho, mas é realmente muito, muito bom e fácil uma vez que você se acostuma. Você pode usar o Fedora totalmente em modo gráfico, ou você pode usá-lo totalmente com um terminal. Eu gosto de usar os dois; Eu uso o que for mais fácil para a tarefa que eu esteja realizando.
Você pode abrir um terminal tanto a partir do seu ambiente gráfico, ou você pode mudar toda a sua tela para um terminal.
Para abrir um terminal no ambiente gráfico:
- Abra o seu menu. Ele é um "Chapéu Vermelho" (Red Hat) na barra embaixo, ou um pequeno "pé," ou possivelmente um pequeno pinguim.
- Em Ferramentas de Sistema (System Tools), clique em Terminal.
Para mudar toda sua tela para um terminal, pressione Ctrl-Alt-F1. Você pode alternar entre 6 diferentes terminais, usando do Alt-F1 até o Alt-F6. Pressionar Alt-F7 irá lhe levar de volta ao ambiente gráfico.
-
P: O que é root? Como eu posso "me tornar root?"
R: "root" é o nome dado ao usuário que pode controlar tudo em todo o computador. Nós podemos chamá-lo de "super usuário."
Para se tornar root, você precisa primeiro abrir um terminal. Então, você digita:
su -
Note que o "-" é muito importante -- ele configura as coisas de modo que você tem fácil acesso à todos os comandos no computador.
Então, você precisará digitar a senha do seu root. Você pôde configurá-la enquanto instalava o Fedora.
Se você estiver o método de "abrir um terminal" onde você usa toda a tela como um terminal, então basta apenas você colocar "root" como seu nome de "Login:", e então entrar com a senha correta.
-
P: Eu instalei um programa, como o inicio?
R: Primeiro, olhe no menu "Red Hat" (Um Chapéu Vermelho) da barra de tarefas. Muitos dos novos programas instalados irão ser adicionados ao menu automaticamente.
Se você não conseguir achá-lo no menu, você pode usar o Terminal, que fica no menu "Ferramentas de Sistema." Muitos programas são executados através de seus próprios nomes. Por exemplo, para rodar o navegador web mozilla, você pode simplesmente abrir um terminal e digitar:
mozilla
Se o programa não estiver no menu e o nome do programa não for óbvio, então tente listar os arquivos do pacote do programa com o comando:
rpm -ql nomedopacote | grep bin
Alguns princípios do Fedora
-
P: O que é um "serviço?" Como eu gerencio os serviços no Fedora?
R: Um "serviço" é um programa que inicia automaticamente quando você inicia seu computador, e fica rodando em plano de fundo. Por exemplo, o serviço "network" (rede) configura sua conexão com a Internet e mantém ela rodando corretamente.
Há duas maneiras de gerenciar os serviços no Fedora, uma é usando as ferramentas gráficas, e outra é pela linha de comando. Se você não estiver em um ambiente gráfico, use o método da linha de comando.
Usando a ferramenta gráfica que pode ser encontrada no menu Configurações do Sistema - > Configurações de Servidor - > Serviços:
- Verificando se o serviço está rodando: Selecione o seu serviço na lista, e o seu estado será mostrado na seção status.
- Iniciando um serviço: Selecione o seu serviço na lista e pressione Iniciar.
- Parando um serviço: Selecione o seu serviço na lista e pressione Parar.
- Ter um serviço iniciado automaticamente no boot: Selecione o seu serviço na lista, e marque a opção ao lado do nome.
- Parar um serviço de ser iniciado automaticamente no boot: Selecione o seu serviço na lista, e desmarque a opção ao lado do nome.
Usando a linha de comando (substitua nomedoserviço com o nome do serviço que você queira):
Você precisa ser root para esta tarefa.
- Verifique se o serviço está rodando:
service nomedoserviço status
- Iniciando um serviço:
service nomedoserviço start
- Parando um serviço:
service nomedoserviço stop
- Ter o serviço iniciado automaticamente no boot:
- Abra o programa ntsysv:
ntsysv
- Ache o seu serviço na lista e pressione espaço para habilitar. Os serviços que estiverem marcados com um * serão automaticamente iniciados no boot.
- Abra o programa ntsysv:
- Parar um serviço de ser iniciado automaticamente no boot:
- Abra o programa ntsysv:
ntsysv
- Ache o seu serviço na lista e pressione espaço para habilitar. Os serviços que estiverem marcados com um * serão iniciados automaticamente no boot.
- Abra o programa ntsysv:
(Obrigado a Sindre pelo texto original para esta questão!)
-
P: O que é o modo rescue (recuperação) e como eu posso iniciar nele?
R: O modo rescue (recuperação) disponibiliza a habilidade de iniciar um ambiente pequeno do Fedora diretamente do CD-ROM ou do drive USB ao invés do sistema do disco rígido. Como o nome diz, o modo rescue é disponibilizado para a recuperação de algo. No modo rescue você pode montar e editar seus arquivos, como por exemplo arquivos de configuração, consertando algum problema.
Para iniciar no modo rescue, você tem que iniciar o sistema usando um dos seguints métodos:
- Iniciando o sistema através do CD-ROM de instalação, ou uma imagem de boot em um disco USB.
- Iniciando o sistema com o CD-ROM #1 do Fedora.
Uma vez que você tenha iniciado através dos métodos descritos, digite o seguinte comando na linha de comando da instalação:
linux rescue